Evento é um dos mais populares do estado e ocorre há mais de 40 anos, não será realizado em 2017.
A 41º edição do Rodeio Crioulo, que ocorreria neste ano, não será realizada em Joinville – SC. De acordo com comunicado oficial do CTG Chaparral, o evento será cancelado por “falta de segurança jurídica”, “quantidades de alvarás” e “falta de apoio” por parte das empresas públicas e privadas.
No ano passado, na 40ª edição, os organizadores do rodeio, um dos mais importantes de Santa Catarina, tiveram de fazer um acordo com a Justiça e o Ministério Público que permitiu a realização das provas com animais. Evento vem sofrendo a dois anos com ONGs que defendem a não realização de rodeios em Joinville. Cerca de 40 mil pessoas passaram pelo rodeio no ano passado.
Confira nota oficial dos organizadores do evento:
Comunicado:
O CTG CHAPARRAL comunica que não realizará o 41º RODEIO CRIOULO NACIONAL de Joinville – SC.
Tal evento foi realizado por mais de quatro décadas, todavia neste momento somos obrigados a oficializar ao público catarinense a impossibilidade da realização neste ano de 2017.
Os motivos são vários:
01- Falta de segurança jurídica, pois todos sabem que o CTG Chaparral vem sofrendo há mais de dois anos com ações judiciais por parte de ONGs de proteção de animais dos quais, todas as ações impetradas foram ganhas pelo Chaparral, provando não existir nenhum tipo de maus tratos aos animais e nos dois últimos anos tivemos fiscalizações por parte da CIDASC, Policia Ambiental, Secretaria do Meio Ambiente de Joinville – SEMA e Policia Militar, onde também constataram nenhum tipo de agressão ou maus tratos;
02- Quantidades excessivas de alvarás e custos altíssimos para legalização de um evento tradicional e cultural em Joinville, as leis de isenções não estão mais em vigência, fiscalizações rigorosas e exigências tributárias não condizentes com a realidade de outros municípios, tornando qualquer evento rural, tradicional e cultural completamente deficitário por falta de uma legislação mais condizente com a realidade das entidades de utilidade pública;
03- A falta completa de apoio por parte dos órgãos públicos e das empresas privadas e das reguladoras das atividades tradicionalistas Gaúchas de Santa Catarina e Brasileiras, inviabilizando qualquer desejo de manter estes eventos vivos, como todos sabem a indústria do turismo e de eventos geram empregos, rendas, entretenimento, lazer e o rodeio especificamente gera um ambiente sustentável, harmônico, totalmente familiar e muito saudável;
Hoje em Joinville, a tradição gaúcha e os eventos equestres são muito apreciados pela população, para tanto são inúmeros CTGs, Piquetes, Grupos Folclóricos, Cursos de danças, bailes e shows que movimentam uma significativa parcela da cidade, gerando uma movimentação econômica considerável, pois o MTGSC (Movimento Tradicionalista Gaúcho de Santa Catarina) fez um estudo sócio econômico recentemente e chegaram a um valor de mais de 1 Bilhão de Reais/ano de movimentação econômica no Estado, provando a importância do segmento no contexto geral.
O mesmo podemos dizer que, com a não realização do 41º Rodeio Crioulo Nacional do Chaparral a cultura vai perder muito espaço e gerar uma insegurança aos demais promotores de eventos, pois nos últimos anos o CTG Chaparral acumulou um grande prejuízo decorrente das tentativas de interdições, fiscalizações e liminares concedidas horas antes da abertura do parque de Rodeios.
Ora, o CTG Chaparral sempre primou pelo zelo com cultura, com os animais, com as famílias e principalmente com as pessoas tradicionalistas que vem de diversos recantos do País e de países vizinhos e sempre realizamos nossos Rodeios dentro da lei, pagando os tributos e alvarás necessários para a segurança dos promotores bem como dos visitantes. Portanto é com muita tristeza que comunicamos que o 41º RODEIO CRIOULO NACIONAL DE JOINVILLE e os demais, não serão realizados, até que tenhamos uma legislação que nos traga segurança e condições de realizá-lo novamente.
CTG Chaparral
Opinião BFL: Está feia a coisa. Está difícil de fazer rodeio, tamanha são as burocracias. Evento de Joinville é mais um, entre os cancelados desse ano, se juntando a Porto Alegre e Osório, que também anunciaram o cancelamento de suas festas.
Espero que as autoridades encontrem uma solução. A maior cidade do estado não pode ficar sem esse tradicional rodeio!
Comentar